terça-feira, 29 de outubro de 2019

NO DIA DO ESCRITOR, ALBSC PARABENIZA TODOS OS ESCRITORES , HOMENAGEANDO A ESCRITORA MAURA SOARES



São mais de 1500 escritores que formam o grande batalhão da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina. Todos com muito talentos e grandes guerreiros que buscam difundir as letras. Nesse sentido a ALBSC deixa o seu abraço carinhoso a todos, e em nome da grande Escritora, mulher guerreira e de luta em prol da literatura, Maura Soares, deixamos aqui o nosso abraço e nosso carrinho por essa data magnífica.

Maura Soares
MAURA SOARES, natural de Florianópolis, em 7 de janeiro de 1943. Filha de
João Auta Soares e Odete Machado Soares, numa família com 10 filhos.
Mãe de João Guilherme Machado Soares, formado em Cinema e Vídeo.
Licenciada em Letras (Português-Inglês) e Pedagogia (Supervisão Escolar).
Atuou no Conselho Estadual de Cultura por 8 anos; presidente da ASESC –Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina (1989-1990 e 1991- 1992) e Supervisora por 2 anos do Colégio Estadual Joaquim Santiago, Salto do Maruí, Palhoça, SC. Membro Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, faz parte de sua diretoria. Membro da Academia Desterrensede Literatura –ADELIT, onde ocupa a cadeira n. 7, cuja patrona é a poetisa Maura de Senna Pereira. Membro do Grupo de Poetas Livres-GPL desde 1998 (foi sua presidente, de 2000 a 2014). Obras –“A Biblioteca e Seus Patronos” (1999), “Retalhos – contos, crônicas e poesías” (2001). Contos, Crônicas e Poesias foram publicados em 19 Antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, com participações Especiais.
É Editora e publica seus poemas nas Revistas Ventos do Sul, do GPL e em 12 Antologias do Grupo. Na Antologia da Ordem da Confraria dos Poetas, 1999, Porto Alegre, RS; no Suplemento Literário A Ilha; na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (artigos); Revista do Sul (crônicas); Revista Ágora, do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (crônicas); nas Revistas virtuais eisFluências e Logos, da Fénix, de Portugal; no Portal CEN (Cá estamos nós), de Portugal. Possui textos nos jornais extintos A Ponte, Jornal de Santa Catarina e O Estado; Jornal Notícias do Dia (artigos); na Revista da Comissão Catarinense de Folclore (artigos). Poemas nos Zines Missionário da Poesia (Santa Maria, RS), Versos Livres (Guarulhos, SP), Correio da Poesia (João Pessoa, PB), Expressando em Poesia (Santa Maria, RS), Desabafo, Campinas, SP; Fronte Cultural do Jornal Sul Brasil, Chapecó, SC). Por 5 anos publicou a Coluna Cultura no Jornal Folha de Coqueiros, Florianópolis,SC (2005-2009).
Autora Teatral possui 30 peças com 16 encenadas pelo Grupo Independente e atuou como atriz pelo Grupo do SESI e Sociedade Oratória Estreitense, todas com direção de Odilia Carreirão Ortiga. Por 15 anos redigiu e apresentou a premiação de teatro, o “Troféu Bastidores”.
Pelo Clube de Autores, em 2017, publicou 9 livros e 1 em 2018, de contos, crônicas, poesía e biografia. Em 2017, pela Papa-Livros, “7 Dias de Julho”.
Premiações – Troféu Bastidores (1982, 1985, 1989); Troféu de 1º Lugar no Concurso Nacional Geraldo Luz de Poesia, pela Academia de Letras de Blumenau (2000); Troféu Maricota, 2004, pela Federação das Academias de Letras do Estado; pelo Dia do Teatro, Troféu da Câmara de Vereadores de Florianópolis (2004); Medalha Francisco Dias Velho (2002), pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Em 2018, pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, o Troféu Mulher Destaque e,pelo Grupo de Poetas Livres, o Troféu 20 Anos – 1998-2018. Atua comorevisora de textos e faz prefácios e apresentações.

domingo, 27 de outubro de 2019

APOLÔNIA GASTALDI É ACLAMADA EMBAIXADORA DA CULTURA DE SANTA CATARINA PELA ALBSC

Comum vasto currículo voltado a educação e cultura de Santa Catarina, a Escritora Apolônia Gastaldi foi homenageada no aniversário de  11 anos da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina.
Em dua vida profissional ocupou as funções de professora e várias vezes diretora de escola, além de ocupar funções de Secretárias de Educação e Cultura em cidades do Alto Vale, onde tem a marca do seu trabalho registrado.
A professora Apolônia Gastaldi, é escritora com diversas publicações estando em mais de 500 livrarias espalhadas pelo Brasil e no exterior.
Desde 2013 quando abraçou a ALBSC, tem se dedicado constantemente para o crescimento da instituição, onde ela ocupa a função de presidente do Conselho Estadual das Academias de Letras e é presidente da microrreginal do Alto Vale do Itajai, onde criou uma série de Academias de Letras. Apolônia Gastaldi foi presidente da Seccional de Ibirama, Academia de Letras que ela também criou.
No dia 13 de julho numa Sessão solene de aniversário da Academia, onde estavam presentes mais de 400 pessoas, o senhor Manuel José Conchinha Secretário Geral da ALBSC e presidente da microrregional de Blumenau, ( esposo de Apolônia), a representou no ato de entrega do título, em virtude a ausência da Senhora Apolônia Gastaldi que por motivos pessoais não pode comparecer ao evento.



ALBSC APOSTA EM CLAUDIA RUSSO PARA O SUCESSO DA SECCIONAL DE GAROPABA

Acreditando no potencial e na boa vontade da Escritora Claudia Russo, o presidente da ALBSC, Professor Miguel João Simão a empossou na última sexta-feira (25/10/2019) na função de Presidente da Seccional da ALBSC de Garopaba.
O cargo que estava vago desde o dia 06 do corrente mês, agora é ocupado pela Escritora Claudia, que tem uma dinâmica voltada ao trabalho coletivo e uma visão de que é necessário crescer em grupo.
Claudia Russo que aplaudiu e apoiou, como todos os presidentes de Seccionais a entrada dos Núcleos de Contadores de Histórias, e de Artes e Culturas na ALBSC, vê com entusiamo a parceria com essas novas agremiações culturais da ALBSC.
Junto com Claudia tomou posse o escritor e dançarino Diego Waldomiro na condição de vice presidente.
Num discurso bastante aplaudido a Escritora Claudia Russo marcou sua entrada na presidência com chave de ouro e disse aos presentes que tudo fará para elevar o bom nome da ALBSC, além de agradecer o presidente estadual pela oportunidade que teve.
As Diretoras presidentes dos Núcleos Alba da Rosa Vieira e Nilsa Oliveira, juntamente com o Conselheiro Luiz Vieira e a primeira dama da ALBSC professora Lu Simão cumprimentaram a novas presidentes da microrregional e da Seccional, desejando-lhes boa sorte.








ALBSC EMPOSSA NOVA PRESIDENTE DA AMUREL

Aconteceu no último dia 25 de outubro de 2019, na cidade de Treze de Maio a posse da Presidente da Microrregional da AMUREL Escritora Karmensita Antunes da Rocha Cardoso.
A ALBSC está dividida em Microrregionais para bem atender suas Seccionais, e nessa Microrregião de Tubarão, conhecida também por microrregião da AMUREL, a partir desta data estará sob a responsabilidade da Escritora Karmensita.
São 15 municípios que pertencem a microrregião, e seis deles a ALBSC já conta com Seccionais, incluindo a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional de Laguna, terra da nossa presidente.
Num discurso emocionado e muito bem aplaudido, Karmensita falou que fará todo esforço para prestigiar os eventos de sua microrregionais e tentar ajudar as Seccionais que dela precisarem, além de abrir novas academias de letras com o apoio do presidente estadual.
Feliz com a presença de Karmensita, estava o professor Miguel João Simão, presidente estadual da ALBSC, que acredita no potencial da Escritora, agora presidente da AMUREL.
Karmensita além de Escritora é Coordenadora do Núcleo de Contadores de Histórias da ALBSC na cidade de Laguna e vice presidente da Seccional da cidade. Com um vasto currículo a escritora já foi Secretária de Educação na cidade de Laguna e ocupou diversas funções na vida pública.
A diretoria da ALBSC e o Conselho estadual na pessoa d sua presidente Apolônia Gastaldi e demais conselheiros parabenizam a presidente da AMUREL e desejam-lhe sucesso.






estava o professor Miguel João Simão presidente estadual da ALBSC, que acredita no potencial da Escritora e agora presidente da AMUREL.

ALBSC provoca movimento cultural em TREZE DE MAIO


"Dia de muitas emoções no encerramento do projeto da ALBSC Seccional Treze de Maio "Em cada canto, um Encanto", essas foram as palavras da Presidente da da ALBSC Seccional da cidade de Treze de Maio na última sexta-feira dia 25 de outubro de 2019.
 Durante a solenidade foi oficializado o nome do senhor Germano Bez Fontana como patrono da academia. A noite foi ainda mais abrilhantada com a apresentação dos alunos da E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters, que cantaram a música de Treze de Maio desenvolvida na oficina de música com a compositora Danila Bressan Longo. Um dia histórico para a ALBSC e para a cidade.
Sorridente e com a alma lavada pelo dever cumprido a presidente daquela Seccional, Jornalista Lysiê Santos, em sua fala mostrou a importância da parceria entre escola x comunidade x Academia de Letras, que traz a cidade um benefício histórico cultural.
Com a palavra, o presidente estadual da ALBSC Professor Miguel João Simão, parabeniza a presidente da Seccional  e a escola, ali representada pelo diretor, professores e alunos do projeto.
Com emoção, o presidente ainda falou do currículo do Patrono da Academia Senhor Germano Bez Fontana, parabenizando a família pela oportunidade de ter convivido com um pessoa destaque e com um currículo de encher de orgulho seus familiares e amigos daquela cidade, e agradeceu a presença de todos.
A cidade de Treze de Maio está localizada no sul de Santa Catarina  e está distante  165 km da capital catarinense.
Estavam presentes no evento, além da comunidade treze-maiense, acadêmicos da Seccional e a esposa do presidente Professora Lu Simão, o Conselheiro Luiz Vieira, a Diretora presidente do Núcleo de Contadores de Histórias Alba da Rosa Vieira, a Diretora presidente do Núcleo de Artes e Cultura, a presidente da Microrregional da AMUREL, senhora Karmensita Antunes da Rocha Cardoso, o Comendador Lemair Antunes, a presidente da Seccional de Garopaba Claudia Russo e o vice presidente da Seccional de Garopaba Diego Waldomiro de Mello.