domingo, 14 de novembro de 2010

ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA WANDERLEY JUNIOR LEVAM ESCRITORES NA ESCOLA.






ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA WANDERLEY JUNIOR LEVAM ESCRITORES NA ESCOLA.

O dia 13 de novembro de 2010 ficou registrado como dia do Projeto “Escritor na Escola” organizado pelos Professores e alunos da Escola de Educação Básica Wanderley Junior do Bairro Ipiranga de São José (SC) e Escritores da Região da Grande Florianópolis que aproveitaram o sábado para um grande evento cultural. Com o objetivo de integrar escola e comunidade e ao mesmo tempo oportunizar o contato dos alunos e moradores do Bairro com Escritores locais e regionais, a Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (AESGF) que é presidida pelo Professor Miguel João Simão levou até o Colégio Estadual 13 Escritores e contou com o apoio da Diretora Noeli Freiberger, da Professora Maria Testoni de Português e dos alunos do Curso de Magistério para abrilhantar o sábado cultural em São José.
O evento iniciou com uma dança apresentada pela Escritora Osmarina de Souza que fez o publico presente balançar e aplaudirem de pé a Escritora de 81 anos notavelmente saudável e em ótima condições físicas para admiração dos presentes. A Escritora após sua manifestação artística ainda contou um pouco de sua vida mostrando a importância de ler e escrever. Não ficou devendo nada ao público presente também o Escritor e Declamador Celso João de Souza de Picadas do Sul e Membro da Academia de Letras de São Pedro de Alcântara que de forma espontânea declama seus poemas O Barbeiro de profissão e Escritor Deivisson foi aplaudido ao falar das belas histórias que houve diariamente em sua cadeira de barbeiro, o que levou a escrever dois livros relatando as histórias ouvidas durante décadas. Os alunos do Ensino Médio da Turma 02 Leonardo e Cristian orientados pela Profesora Maria Testoni Scotini fizeram a dramatização de uma das histórias de Deivisson. Outra dramatização que fez o público rir foi uma história tirada do livro NANAIA da Escritora Vera Sônia Migliorini apresentada pelas alunas do 4º Magistério.
A Escritora estava presente no evento e falou de suas Obras, além de declamar uma poesia de sua autoria. Ao falar de NANAIA a Escritora parabenizou as alunas do Magistério dizendo-se encantada pela dramatização.
Os aplausos também foram para a Escritoara Neusita Luz de Azevedo Churkin que declamou e cantou suas poesias, para o Escritor Augusto Abreu que em sua fala e declamação chamou a atenção do público e o Escritor Charles Miranda que com seu carisma falou de seus livros publicados e do próximo que será em breve lançado tendo como Prefaciador o Professor Miguel João Simão. Dia especial e de muita importância para a Escritora Ines Carmelita que participou do evento falando de seus livros e convidando os presentes a prestigiarem o lançamento de sua última obra que aconteceria na tarde deste sábado na Feira do Livro em Florianópolis.
O escritor e Historiador Rogério Kremer Membro da Academia de Letras de Biguaçu e Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina Município de Antonio Carlos usando a fala agradeceu o convite feito pelo amigo Miguel Simão para participar do evento e parabenizou pela organização. O Poeta Tiago Nilson da Silva Presidente das Academias de Letras de Governador Celso Ramos e da ALB/SC Município de Governador Celso Ramos usando da palavra parabenizou a organização do evento e da presença dos jovens que segundo ele engrandeceram o evento.
Enriquecendo o evento estavam presentes ainda os Escritores Célio Silva autor de 6 livros publicados e a Escritora Marli Cruz autora do Romance “Entre o Amor e a Loucura”.
A festa Cultural não podia ter sido melhor, pois contou com diversas atrações culturais, entre outras uma apresentação de Sheakespare, uma peça teatral e uma homenagem aos Professores e convidados apresentado por todos os alunos do Curso de Magistério comandado pelo Aluno do Curso Jedson Antonio Bento e com uma poesia lida pela Escritora e aluna do colégio Suian Camille do 4º ano do Curso de Magistério.
Os Escritores deixaram exemplares de suas Obras para a Biblioteca da Escola e os alunos foram presenteados com livros doados pela Direção da Escola. Segundo o Professor Miguel João Simão essa foi mais uma conquista em grupo da Associação dos Escritores com a colaboração do Direção da Escola Wanderley Junior.

Nenhum comentário: