terça-feira, 8 de novembro de 2011
ESCRITOR MIGUEL JOÃO SIMÃO RECEBE PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL EM GOVERNADOR CELSO RAMOS
EVENTO DA ACADEMIA DE LETRAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS E DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL/SC REÚNE MAIS DE 120 ESCRITORES DE TODO ESTADO NO DIA 05 DE NOVEMBRO DE 2011.
Com um publico bastante considerável e com mais de 120 Escritores reunidos o evento literário organizado pelo Professor Miguel João Simão através das Academias de Letras do Brasil e de Governador Celso Ramos marcou a data de comemoração de emancipação da cidade pesqueira e turística situada a menos de 50 km de Florianópolis (Capital de Santa Catarina) na tarde do dia 05 de novembro.
Os 48 anos de emancipação político administrativa de Governador Celso Ramos marcaram um novo momento para a literatura da cidade e catarinense.
Presente no evento o Presidente Ada Academia de Letras do Brasil Dr Mário Carabajal, a Sra Manoela Cacilda, Vice-Presidente do Conselho das Academias de Letras do Brasil, Professora Terezinha Junkes e representantes de diversas instituições literárias.
FORAM HOMENAGEADOS COM O TÍTULO DR HONÓRIS CAUSA OS SENHORES E SENHORAS:
- DALVINA DE JESUS SIQUEIRA
- DR CELSO LEAL DA VEIGA JUNIOR
- LUÍZ ARTHUR MONTES RIBEIRO
- LUÍZ FERNANDO SCHORH
- JANICE MARÉS VOLPATO
- DR VALDIR MENDES.
Após a entrega dos foi lida a Biografia do saudoso Professor Lauro Junkes, Patrono da Academia de Letras de Governador Celso Ramos e entregue a medalha que levou seu nome.
Ainda foi feito a oficialização e posse dos Membros da ALB/SC Florianópolis,presidida pelo Dr Valdir Mendes.
BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS COM O TÍTULO DE DR. HONÓRIS CAUSA PELA ALB.
DALVINA DE JESUS SIQUEIRA É natural de Biguaçu nascida em 23 de agosto de 1929.
É filha de Otavio Clemente Martins e Maria Martins.
Administradora Escolar aposentada, desenvolveu diversas fincões no magistério publico estadual colaborando para o crescimento do processo ensino-aprendizagem.
São diversos livros publicados e várias participações em antologias.
Foram várias as Academias de Letras e Instituições Literárias que ajudou a fundar.
É Presidente de Honra das Academias de Letras de Biguaçu e Governador Celso Ramaos.
JANICE MARÉS VOLPATO É natural de Mafra/SC, nascida em 23 de maio de 1953. Graduada em Biblioteconomia reabriu a Biblioteca de Governador Celso Ramos num Projeto por ela idealizado, contemplando toda comunidade do município que buscavam na única biblioteca publica da cidade um local de pesquisa.
Especialista em Metodologias de Atendimento da criança e do adolescente em situação de risco. Parapsicóloga Clínica do Sistema Grisa.
Colaborou no processo de formação da Academia de Letras de Governador Celso Ramos onde ocupa a Cadeira nº 09 e Membro da Academia de letras de Biguaçu e da Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.
Participou de diversas antologias e de diversos eventos literários.
VALDIR MENDES É natural de Florianópolis nasceu em 01 de novembro de 1947.
Trabalhou no comércio, foi Professor, Chefe da Assessória Jurídica da Secretária de Estado da Justiça.
Presidente da Associação dos Advogados Criminais do Estado de Santa Catarina.
É Membro Ada Academia de Letras de Biguaçu e Presidente da Academia de letras do Brasil Seccional de Florianópolis.
CELSO LEAL DA VEIGA
Residente na cidade de Tijucas, é cronicontista, Professor de Direito e Secretário Municipal da Industria e Comércio de Tijucas.
É membro da Academia de Letras de Governador Celso Ramos e da Oficial Academia Tijuquense de Letras e da Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.
Grande colaborador no processo cultural da região, Celso Leal não mede esforços para abrir caminhos oportunizando escritores divulgarem seus trabalhos.
LUÍZ FERNANDO SCHORH – Nascido e residente em Curitiba (PR) é engenheiro eletrônico. Pesquisador e Historiador têm um livro publicado. É Membro da Associação dos Escritores dos municípios da Região da Grande Florianópolis, Membro da Academia de Letras de Governador Celso Ramos e Presidente da Seccional de Major Gercino da ALB/SC. Participou da várias antologias. Membro do Conselho Estadual das Academias de Letras do Brasil para Santa Catarina.
EVENTO DA ACADEMIA DE LETRAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS E DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL/SC REÚNE MAIS DE 120 ESCRITORES DE TODO ESTADO NO DIA 05 DE NOVEMBRO DE 2011.
DISCURSO PROFERIDO POR DR CELSO LEAL DA VEIGA NO DIA 05 DE NOVEMBRO EM GOVERNADOR CELSO RAMOS.
Que a força do Grande Arquiteto do Universo, Criador dos mundos, esteja com todos...
Que os sentimentos de amor, fraternidade paz e bem se façam cada vez mais firmes entre cada um de nós, fortalecidos que estamos com o evento organizado pelo Professor Miguel João Simão, com a participação do Doutor Mário Carabajal, Presidente da Academia de Letras do Brasil, evento energizado por todos os presentes que representam o estado de Santa Catarina através de inúmeros dignatários das Seccionais da Academia de Letras do Brasil e de outras entidades congêneres...
Estamos em Palmas, e damos palmas a todos aqueles que desinteressadamente atuam em benefício da cultura, da literatura...
De Palmas lançamos olhares de reconhecimento ao município de Governador Celso Ramos que amanhã, dia seis de novembro, comemora 48 anos de emancipação...
Um município que, charmoso e atraente, é rico em bons exemplos e o evento de hoje,marca a grandeza histórica, passada, presente e futura de Ganchos... Ganchos que unem, Ganchos que seguram, Ganchos que apóiam, Ganchos que cidadão precisa conhecer, interpretar e valorizar para crescer como pessoa... Eu e você somos ganchos e como tais devemos estar cada vez mais atados na fraternidade, na reciprocidade ao bem, no engrandecimento dos corações...
E assim, muita paz e muito obrigado aos semeadores da palavra, palavra escrita ou palavra solta ao tempo...
E aqui estão os semeadores da palavra, homens e mulheres, que na memória do Professor Lauro Junkes, escrevem a vida, escrevem os sonhos e perpetuam o tempo presente...
E porque escrevem vocês?
Porque escrevemos e não podemos parar?
O que te leva a escrever?
Talvez seja para fazer jus a Mario de Andrade que disse em carta a Manuel Bandeira:
“ Se escrevo é primeiro porque amo os homens. Tudo vem disso para mim. Amo e por isso é que sinto esta vontade de escrever, me importar com os casos dos homens, me importo com os problemas deles e necessidades. Depois escrevo por necessidade pessoal. Tenho vontade de escrever e escrevo (isto é pro caso dos versos). Mas mesmo isto psicologicamente pode ser reduzido a um fenômeno de amor, porque ninguém escreve para si mesmo a não ser um monstro de orgulho... A gente escreve para ser amado, pra atrair, encantar...etc...
E no etc... de Mário de Andrade podemos apontar inúmeras outras razões, mas entre elas está o escrever para o futuro. Escrevemos o ontem e o hoje ao futuro que chegará depois de, cansados, entregaremos os pontos e repousaremos na terra mãe em reencontros misteriosos na imensidão do universo...
Parabéns a todos ... Personagens existenciais... passageiros na embarcação da vida...
Vida?
Vida que para Anacreonte Fonjic é o entorpecente mais cruel de todos porque nos permite desfrutar por alguns instantes algumas sensações de felicidade ou companhias efêmeras...
Que a nossa efemeridade seja motivo para fazermos da nossa vida uma fonte inesgotável de amor.... pelos atos, pela palavra, pela produção, pela arte, pela cultura...
Pás e bem e que o desenterrar as memórias e o plantar esperanças estejam com todos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário