terça-feira, 29 de outubro de 2019

NO DIA DO ESCRITOR, ALBSC PARABENIZA TODOS OS ESCRITORES , HOMENAGEANDO A ESCRITORA MAURA SOARES



São mais de 1500 escritores que formam o grande batalhão da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina. Todos com muito talentos e grandes guerreiros que buscam difundir as letras. Nesse sentido a ALBSC deixa o seu abraço carinhoso a todos, e em nome da grande Escritora, mulher guerreira e de luta em prol da literatura, Maura Soares, deixamos aqui o nosso abraço e nosso carrinho por essa data magnífica.

Maura Soares
MAURA SOARES, natural de Florianópolis, em 7 de janeiro de 1943. Filha de
João Auta Soares e Odete Machado Soares, numa família com 10 filhos.
Mãe de João Guilherme Machado Soares, formado em Cinema e Vídeo.
Licenciada em Letras (Português-Inglês) e Pedagogia (Supervisão Escolar).
Atuou no Conselho Estadual de Cultura por 8 anos; presidente da ASESC –Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina (1989-1990 e 1991- 1992) e Supervisora por 2 anos do Colégio Estadual Joaquim Santiago, Salto do Maruí, Palhoça, SC. Membro Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, faz parte de sua diretoria. Membro da Academia Desterrensede Literatura –ADELIT, onde ocupa a cadeira n. 7, cuja patrona é a poetisa Maura de Senna Pereira. Membro do Grupo de Poetas Livres-GPL desde 1998 (foi sua presidente, de 2000 a 2014). Obras –“A Biblioteca e Seus Patronos” (1999), “Retalhos – contos, crônicas e poesías” (2001). Contos, Crônicas e Poesias foram publicados em 19 Antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, com participações Especiais.
É Editora e publica seus poemas nas Revistas Ventos do Sul, do GPL e em 12 Antologias do Grupo. Na Antologia da Ordem da Confraria dos Poetas, 1999, Porto Alegre, RS; no Suplemento Literário A Ilha; na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (artigos); Revista do Sul (crônicas); Revista Ágora, do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (crônicas); nas Revistas virtuais eisFluências e Logos, da Fénix, de Portugal; no Portal CEN (Cá estamos nós), de Portugal. Possui textos nos jornais extintos A Ponte, Jornal de Santa Catarina e O Estado; Jornal Notícias do Dia (artigos); na Revista da Comissão Catarinense de Folclore (artigos). Poemas nos Zines Missionário da Poesia (Santa Maria, RS), Versos Livres (Guarulhos, SP), Correio da Poesia (João Pessoa, PB), Expressando em Poesia (Santa Maria, RS), Desabafo, Campinas, SP; Fronte Cultural do Jornal Sul Brasil, Chapecó, SC). Por 5 anos publicou a Coluna Cultura no Jornal Folha de Coqueiros, Florianópolis,SC (2005-2009).
Autora Teatral possui 30 peças com 16 encenadas pelo Grupo Independente e atuou como atriz pelo Grupo do SESI e Sociedade Oratória Estreitense, todas com direção de Odilia Carreirão Ortiga. Por 15 anos redigiu e apresentou a premiação de teatro, o “Troféu Bastidores”.
Pelo Clube de Autores, em 2017, publicou 9 livros e 1 em 2018, de contos, crônicas, poesía e biografia. Em 2017, pela Papa-Livros, “7 Dias de Julho”.
Premiações – Troféu Bastidores (1982, 1985, 1989); Troféu de 1º Lugar no Concurso Nacional Geraldo Luz de Poesia, pela Academia de Letras de Blumenau (2000); Troféu Maricota, 2004, pela Federação das Academias de Letras do Estado; pelo Dia do Teatro, Troféu da Câmara de Vereadores de Florianópolis (2004); Medalha Francisco Dias Velho (2002), pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Em 2018, pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, o Troféu Mulher Destaque e,pelo Grupo de Poetas Livres, o Troféu 20 Anos – 1998-2018. Atua comorevisora de textos e faz prefácios e apresentações.

Nenhum comentário: